2.6.09

Quais os critérios?

Tanto a redacção como o departamento comercial do Jornal Publituris têm sido abordados por esta ou aquela empresa a contestar as nomeações ou simplesmente a tentar entendê-las.
Numa primeira análise convidamos os leitores a lerem o Regulamento dos Prémios Publituris 2008, o que já explica alguma coisa.
Finalmente, nomear empresas ou instituições tem sempre o seu quê de subjectivo. Porquê?

1 - O Publituris não tem, na grande maioria dos casos, acesso aos resultados financeiros das empresas, não podendo por isso avaliar a sua performance com números objectivos;

2 - O Publituris não nomeia empresas desprovidas de políticas de comunicação coerentes, ou que simplesmente não comunicaram no ano em apreço;

3 - Em muitos dos casos a nomeação serve para premiar o esforço das empresas na procura da excelência e consolidação do seu negócio;

4 - A equipa do Publituris não avalia "tamanhos", i.e. dimensões das empresas envolvidas, mas mais o trabalho que desenvolveram no Trade para a melhoria da indústria do Turismo;

Apesar do exposto, poderá pois, admitimos, haver, pontualmente, injustiças nas nomeações. Fazer escolhas é deixar outros de parte. É uma responsabilidade que abraçámos desde 1969, altura em que se realizou os primeiros Prémios Publituris, na época, "Os Melhores do Turismo em Portugal".
Para corrigir estas lacunas estamos esperançados que a votação online, juntamente com a decisão imparcial e final do Júri, venha trazer a verdade e reconheça quem realmente merece.

5 comentários:

  1. Embora compreenda até certo ponto a inexistencia de um prémio para os onlines, ao longo de todos estes anos, a falta de inclusão deste, deixa de ter qualquer sentido, nos tempos que correm, visto tratar-se de uma das mais importantes ferramentas no dia a dia dos Agentes de Viagem, publico alvo desta publicação.

    TRANSHOTEL Global Travel Services Provider
    Rui Fonseca
    Contracting Manager
    rfonseca@transhotel.com
    Telf. 00351 21 847 30 87
    Móv. 00351 96 290 51 91
    Fax. 00351 21 849 94 60
    http://www.transhotel.com

    ResponderExcluir
  2. 1. Onde e como é que eu posso ter acesso ao Regulamento dos Prémios Publituris 2008?

    2. Se "a equipa da Publituris não avalia "tamanhos", i.e. dimensões das empresas envolvidas, mas mais o trabalho que desenvolveram no Trade para a melhoria da indústria do Turismo" em Portugal, acrescento eu, porque fala nos "resultados financeiros das empresas"?

    3. No Mundo Virtual em que vivemos porque é que a seleção dos nomeados, se se pretende feita tendo em conta a performance com números objectivos, o que acho muito bem, se utilizam os resultados financeiros das empresas, e não se utiliza o Ranking das mesmas, quando existem muitas ferramentas online, free e not free, que o permitem fazer com alguma/ grande objectividade?

    4. Porque é que foi criada uma Categoria para as "Melhores Pousadas de Portugal" e não foi criada uma Categoria para os "Melhores Solares de Portugal" ou para as "Melhores Estalagens de Portugal" ou para as "Melhores Casas de Portugal", só para falar destas?

    Com elevada consideração,

    José Tomar
    castelobode@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Caro Rui Fonseca,
    Tem toda a razão e é um assunto a ser revisto no próximo ano.

    Cumprimentos,
    Ruben Obadia

    ResponderExcluir
  4. Caro José Tomar,

    Obrigado pelas suas observações que nos merecem os seguintes comentários:
    1 - O acesso ao Regulamento pode ser acedido no próprio site dos Prémios e está disponível para download;

    2 - Tamanhos e resultados financeiros são conceitos que não estão relacionados. Por exemplo, uma empresa pode ser grande e ter resultados financeiros maus e outra pequena pode ter óptimos resultados e uma rentabilidade bastante superior;

    3 - Felizmente que o Turismo, por muita tecnologia que exista, ainda é controlado por Pessoas. O Publituris tem há 41 anos jornalistas especializados em cada um dos sectores que aborda. Apesar de erros e lacunas preferimos continuar a apostar nas escolhas dos nossos profissionais e não em qualquer ferramenta informática;

    4 - A existência da categoria de Melhor Pousada de Portugal resulta de uma parceria com as Pousadas de Portugal, que surge, inclusive, com o seu logo como Parceiro da Gala.

    Cumprimentos,
    Ruben Obadia

    ResponderExcluir